Categorias
Acontece

Setransol expõe preocupação após divulgação de novo aumento dos combustíveis

O Sindicato das Empresas de Transporte da Costa do Sol e Região Serrana (Setransol), entidade que representa nove empresas que atendem cerca de dezesseis municípios no interior do Estado do Rio de Janeiro manifesta mais uma vez a extrema preocupação com a crise dos combustíveis e alerta as autoridades para o risco de interrupção parcial do serviço de transporte coletivo de passageiros.

 

Com a efetivação de mais um aumento do óleo diesel em 14,26%, as empresas que operam o transporte público municipal e intermunicipal terão ainda mais dificuldade em manter as operações das linhas de forma integral e se veem obrigadas a promover uma redução de frota em horários de menor movimento durante a manhã, tarde e noite, e também nos finais de semana para priorizar a manutenção do serviço a curto prazo.

 

Somente nos primeiros seis meses de 2022, o combustível acumula alta de 68% nas refinarias e a escalada dos preços do diesel mantém o item como principal custo operacional das empresas, representando uma fatia de 34% do faturamento. O sindicato alerta que o sistema de transporte coletivo foi gravemente prejudicado pelos efeitos da pandemia da COVID-19 e que a recuperação financeira das operadoras permanece ainda mais distante pela falta de compensação do poder público para equilibrar as operações dos serviços que já se encontram no limite do esgotamento financeiro.

 

Em caráter de extrema urgência, o setor solicita que o poder público adote medidas que garantam a continuidade de um serviço essencial para o desenvolvimento e a economia do interior do Estado do Rio de Janeiro.

 Sindicato das Empresas de Transporte da Costa do Sol e Região Serrana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *